16 de julho de 2012

Resenha - Avalanche Metal Fest em Rio Preto

No último dia 07/07/2012 aconteceu em São Jose do Rio Preto/SP o maior evento de Death Metal do Brasil, estou falando do Avalanche Metal Fest e a DARK RADIO e  o WAR METAL estiveram presentes mais uma vez. Este evento inicialmente contaria com 18 bandas da cena Death Metal nacional e mais os norte americanos do Immolation e Incantation.
Saí de Belo Horizonte de excursão com mais 39 headbangers logo após o Immolation e Incantation tocar Belo Horizonte rumo ao Avalanche. Chegamos na cidade por volta de 12:00 e a estrutura já praticamente montada, mas, que gerou certo estranhamento pelo fato de o evento estar marcado para as 11:00, mas tudo bem. Com o passar do tempo foi surgindo certa desconfiança dos ali presentes na medida em que o tempo ia passando e nem a bateria chegava ao local, muitos estavam com certo medo pelo fato do que aconteceu no M.O.A, mas ao contrario do que muitos falaram e dos boatos que rolaram na cena o evento aconteceu e com certeza ficará para historia dos eventos de metal extremo do país.
O evento começou por volta das 15:00, nesse momento a casa ainda estava bem vazia e o som estava ruim, não por baixa qualidade da aparelhagem, que era muito foda, mas, me parece que pela falta de experiência com metal extremo das pessoas que estavam, nesse momento, operando a mesa e também pela acústica da casa que não ajuda muito quando a mesma está vazia, mas isso foi resolvido assim que o NervoChaos subiu ao palco, nesse momento a casa já estava bem mais cheia e o som ficou bem melhor, o show do NervoChaos foi praticamente o mesmo do dia anterior em BH, e esse seria perfeito se não fosse a dedicatória da ultima musica que foi para os "maconheiros", a meu ver, esse tipo de comentário não tem nada a ver com metal extremo, que se resume muito mais em filosofia, som e atitude do que simplesmente apologia ao uso de qualquer tipo de droga, vamos deixar isso para outros estilos de musica.
Na medida em que a noite foi caindo, a casa ia ficando cada vez mais cheia e uma das melhores apresentações das bandas nacionais ficou por conta do Barrabas, que mostrou um Death/Black Metal muito foda e sem frescuras.
Depois o evento foi acontecendo e sempre uma banda após a outra, sem muita demora, pois, ainda haviam muitas bandas para tocar e não poderia perder tempo. Em certo momento o organizador do evento subiu ao palco e foi de certa maneira um desabafo pela dificuldade de organizar um evento nesse porte e pessoas ainda não acreditavam que o mesmo aconteceria, mas sim, estava acontecendo.
No ponto alto do evento, a apresentação do Incantation e do Immolation a casa já estava bastante cheia e a galera agitou muito, e o som estava impecável, além do carisma de ambas as bandas.
 
 
O melhor do evento realmente ficou para o final, além da apresentação do Incantation e Immolation ainda faltavam para se apresentar bandas como Laconist, Vomepotro, Anarkhon, Bestial (Banda esta que conforme opinião de muitos, foi a melhor apresentação da noite), dentre outros, mas que infelizmente, após a apresentação das bandas internacionais a casa foi esvaziado gradativamente, prejudicando as bandas que ficaram por ultimo, também pudera, pois, o evento começou as 15:00 e foi até as 03:00 e não é qualquer um que agüenta 12 horas direto de metal, principalmente as pessoas que viajaram que geralmente saíram de suas cidades na noite do dia anterior para chegar em São José do Rio Preto pela manhã e nesse momento já estavam a mais de 24h acordados.
 
 No geral o evento foi ótimo e já estamos esperando ansiosos o cast de bandas do Avalanche de 2013 que tem tudo para ser tão foda quanto, pois, em entrevista exclusiva para o "Programa Holocausto" que estará disponível em breve o organizador do evento já adiantou algumas bandas internacionais previstas para o próximo ano. Esperamos também que algumas falhas que aconteceram no desse ano sejam corrigidas para que o evento seja ainda mais foda. Falhas essas foram as seguintes:
Primeiramente o grande atraso, isso acabou por prejudicar as bandas que ficaram por ultimo e também o público, pois muita gente chegou cedo inclusive vindos de outros Estados, como tivemos oportunidade de conferir pessoas de Minas Gerais (como eu mesmo), Goiás, Santa Catarina, Brasília dentre outros.
O segundo problema foi a venda de bebias e alimentos no local. O centro de eventos fica em uma região onde não há nada muito perto, e acreditem, dentro do local não vendia nem um tipo de bebida ou comida, com o atraso do evento os headbangers estavam a fim de tomar uma cerveja e no único restaurante aberto que havia nas proximidades acabou a cerveja muito rápido e não havia se quer um ambulante. Depois de algum tempo chegou um ambulante apenas vendendo bebidas e este deve ter ficado na porta do evento até as 22:00 mais ou menos e depois disso a galera teve que se virar. Quem estava de carro até que conseguiu com caixas de isopor sair para compra bebidas, mas para quem estava em excursão ou tinha ido de ônibus ficou mais complicado.
De qualquer forma o evento foi ótimo, os organizadores estão de parabéns pela iniciativa e fica aqui as dicas para os próximos eventos.

Veja mais fotos do evento em: http://www.darkradio.com.br

 (Texto e fotos: Matheus Guerra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário