Antes de tudo essa é a primeira matéria que estou escrevendo para a Dark Radio e quero dizer que é uma honra para mim fazer parte dessa equipe que está sempre contribuindo e fortalecendo o Underground nacional.
No dia 01/06/2012 aconteceu em Belo Horizonte o evento II Thrash Assault Festival, com as bandas Exumer (Alemanha) e Artillery (Dinamarca) e a Dark Radio e War Metal estiveram presentes.
O evento, inicialmente estava marcado para as 21:00, mas, como de costume, só foi começar as 22:30. A meu ver o evento poderia ter começado ao menos as 21:50 e poderia ter participação de alguma banda local para abrir, uma boa pedida seria o Akerbeltz por exemplo, mas, nesse horário subiu ao palco o Artillery, banda essa tradicional na cena dos anos 80 e que retornou a ativa em 2007.
A primeiro momento confesso que me causou um pouco de estranhamento devido ao visual da banda, onde o baixista e um dos guitarristas estava de boné, o baterista também de boné, só que este estava de lado (ao estilo Sergio Malandro rsrs) e o vocalista de capote, visual esse bem diferente do que estamos acostumados a ver e bandas de metal, principalmente em Thrash Metal onde prevalece os cintos de bala, coletes, e pets, mas só visual não diz nada (e poderia ser pior) e quando começaram a tocar mostraram o porque estão de volta e o melhor do Thrash Metal tradicional, a meu ver com uma tendência muito forte ao Heavy Metal devido ao vocal bem puxado à esse estilo e algumas bases também, para que o leitor entenda o que estou dizendo e para ficar mais próximo a nossa realidade, em certos momento me lembrou bastante o Dominus Praelii.
No geral a apresentação do Artillery foi muito foda, a galera curtiu bastante, chegando a abrir moch várias vezes, as 22:50 um solo de guitarra que confesso que fiquei um pouco desconfiado devido aos solos intermináveis que presenciei no show do Manowar, mas esse pelo contrário, foi bem curto e já emendou com uma musica, por volta das 23:00, outro solo, também curto mas nesse o guitarrista tocou até com os dentes, ao fim do show a galera aos gritos de Artillery e a banda retorna ao palco e toca mais uma musica antes de se despedir da capital mineira.
Para mim essa foi a melhor apresentação da noite, a pesar de ter esperado mais da banda, o show foi muito bom.
Pelo que percebi não houve modificação do setlist que a banda tocou em Bueno Aires um dia antes e foi o seguinte:
Intro (Prelude to Madness)
Encore:
- The Almighty
As 00:00 sobe ao palco o Exumer, banda esta também muito tradicional dos anos 80 e que a galera estava na maior expectativa para ouvir seus grandes clássicos e assim que acabou a introdução começaram a grita hey hey, até que entra a bateria e o vocal com seu Thrash Metal também muito tradicional.
Assim como o Artilley, o Exumer também não estava com um visual tradicionalmente Thrash Metal e o baixista careca estava usando uma bandana que sinceramente não entendi, mas depois piorou, pois ao cantar o vocalista fazia a todo momento gestos com a mão ao estilo Rapper (disse que podia ser pior rsr), mas o som estava foda e não deixou nada a desejar para aqueles que esperavam uma noite com muitos clássicos.
Em um certo momento um problema técnico e uma das guitarras sumiu, mas na musica seguinte já foi solucionado.
Em alguns momentos o vocalista conversou com a galera falando da Argentina onde eles tocaram no dia anterior e instigou um pouco a rivalidade já tradicional Brasil e Argentina. A galera foi à loucura quando tocaram a musica I Dare You do álbum novo, a banda também empolgou bastante, tanto que o baterista conseguiu quebrar o pedal, demorou um tempo para conseguirem consertar e enquanto isso o vocalista ficou falando e tentando entreter a galera.
Após algumas musicas a banda sai do palco e retorna após a aclamação da galera e toca mais alguns clássicos.
No geral a apresentação do Exumer também foi muito boa e quem foi esperando ouvir muitos clássicos não se arrependeu.
Acredito também não ter havido alteração do setlist apresentado em Buenos Aires que foi o seguinte:
- Winds Of Death
- Journey To Oblivion
- The Weakest Limb
- Fallen Saint
- Vermin of the Sky
- Sorrows Of The Judgement
- A Mortal In Black
- A New Morality
- I Dare You
- Destructive Solution
Encore:
- Xiron Darkstar
- Fire & Damnation
- Possessed By Fire
Nota final – 6,5
Por: Matheus H. Guerra
Acesse: http://warmetalbh.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário